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Tudo que é preciso saber sobre a garantia de cinco anos da Hyundai

      Quando o assunto são vendas, é responsabilidade do fornecedor entregar o produto ou serviço prestado, livre de defeitos de fabricação e em boas condições de uso. Por isso, o cliente é munido de duas garantias: a legal, determinada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece 90 dias para que o consumidor informe problemas no produto/serviço com bens duráveis e 30 dias para produtos não duráveis (ex.: alimentos); e a garantia contratual, que não é obrigatória e a empresa sendo livre para estabelecer prazos e condições.

      Apesar de não ser obrigatória, a garantia pelo fornecedor se transformou em um padrão de mercado para bens duráveis, sendo um indicador de confiança que a marca deposita em seus produtos. Em razão disto, a Hyundai Motor Brasil dá a garantia de 60 meses (cinco anos), uma das maiores do mercado, para os veículos HB20 Nova Geração e Creta, fabricados em Piracicaba-SP. Além disso, a garantia Hyundai para consumidores particulares (pessoa física) não impõe limite de quilometragem, inclusive para a pintura. E, para acessórios genuínos e peças de reposição, a Hyundai oferece garantia de um ano ou 20 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro).

     O longo prazo de garantia é o reflexo da confiança que a Hyundai deposita em seus projetos e processos produtivos. Outro ponto fundamental está no fato de que a seleção de fornecedores de insumos, peças e materiais é extremamente criteriosa, aliado a um controle de qualidade meticuloso e sistematizado ao longo de toda a linha de montagem. Por fim, cada um dos HB20 Nova Geração e Creta que deixam a fase final de produção vão imediatamente para a pista de testes. Localizada dentro da planta em Piracicaba, o traçado de quase 3km de extensão é especialmente desenhado para avaliação dos veículos. Eles rodam nas mãos de pilotos especializados treinados para, em alguns quilômetros de rodagem, detectar ínfimas alterações no motor, câmbio, direção, suspensão, freios ou carroceria.

       Mesmo com a garantia estendida por 60 meses, é importante ressaltar que itens que acabam se desgastando com o tempo e os custos com a manutenção periódica, como a troca de óleo, filtros, embreagem e pastilhas de freio, não estão cobertas. A garantia também não se aplica em casos de mau uso do veículo ou em colisões e acidentes. Além disso, o não cumprimento dos procedimentos previstos no manual do veículo podem invalidar a garantia. Por isso, é importante manter as revisões e manutenções de forma periódica, assim como a prestação de serviços, seja manutenção, aquisição ou instalação de acessórios, seja sempre feita por uma rede autorizada.